Já pensou em abrir seu próprio negócio? Pensando no seu futuro preparamos dicas para abrir seu próprio negócio sem frustrações com possíveis contratempos. O primeiro passo é entender o mercado no qual irá atuar, analisar se sua ideia é viável e planejar bem cada etapa.
Abrir um negócio vai muito além de ter capital inicial para investimento, antes de tudo, é preciso planejar, se preparar para possíveis obstáculos e está sempre atento à novas oportunidades.
No momento da escolha de qual negócio abrir, dê preferência ao ramo de negócio que tenha a ver com você, assim será muito mais fácil amadurecer a ideia e colocá-la em prática. Não precisa ser necessariamente uma ideia pioneira.
Ser capaz de colocar a ideia no papel é um passo muito importante para que principiantes empreendedores se sintam mais seguros e possam realmente ter um negócio sólido e duradouro. Para iniciar o planejamento, reflita e faça anotações sobre as seguintes questões:
- Qual é o seu mercado?
- Qual será seu público-alvo?
- Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?
- Qual será seu diferencial diante da concorrência?
- Quem são os possíveis concorrentes?
- Sua ideia é viável em curto, médio e longo prazo?
- Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?
Jamais inicie um negócio sem a elaboração de um modelo de negócios. Defina seus objetivos, o capital de abertura, a análise do mercado e concorrência e tudo que a empresa oferecerá.
É preciso estar sempre aberto a inovações e aproveitar novas oportunidades de mercado. Todo empreendedor almeja lucro, mas ele só poderá ser alcançado se o que se está oferecendo interessar ao público-alvo, por isso, acompanhe as tendências e mude se for preciso.
Aproveite para conhecer os cursos na área de tecnologia que podem ter ajudar no seu negócio. Acesse http://cursosgratuitos.atn.org.br/
Fonte: Conube – Quero abrir um negócio! Por onde devo começar?